domingo, 15 de junho de 2014

Muffins de amêndoas, framboesas e chocolate




Fiz esses bolinhos usando as framboesas colhidas no meu quintal!!! 
Que coisa linda!! Só que é a primeira produção do meu pequeno pezinho, portanto, o total do que foi colhido ao longo de diversos dias (fui congelando) chegou a 120 gramas. Quem sabe ano que vem tenho mais framboesas... 
Tô só esperando a produção do mirtilo. Sim, tenho também um pezinho de mirtilo!!!! Ano passado colhi sete bolinhas de mirtilo. Esse ano a produção deve ser muuuuuito maior. Talvez umas 20 bolinhas!! Uau!!!! Vou me acabar de tanto comer mirtilos... Ou quem sabe fazer algo delicioso.
Vamos a receita!
Escolhi um muffin do delicioso blog The Cookie Shop, mas, como sempre, dei uma mudadinha...
Ingredientes
100 g de farinha de trigo 
100 g de farinha de amêndoas
80 g de farinha de aveia
140 g de açúcar demerara
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato em pó
1 pitada de sal
40 g de manteiga sem sal derretida
160 g de iogurte desnatado
2 ovos 
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
raspas de 1 limão siciliano
120 g de framboesas congeladas
80 g de gotas de chocolate meio amargo

Pré-aqueça o forno a 180°C. Colocar as forminhas de papel na forma de cupcakes. Reservar.
Em uma vasilha juntar a farinha de trigo, farinha de amêndoas, farinha de aveia, açúcar, fermento, bicarbonato e sal. Em outra vasilha misturar bem a manteiga derretida, iogurte, ovos, raspas do limão siciliano e o extrato de baunilha. Juntar essa mistura liquida  na vasilha com os secos. Misturar levemente, o suficiente para juntar tudo. Não tem problema ficar alguns gruminhos. Juntar as framboesas e as gotas de chocolate. Colocar nas forminhas preparadas e levar ao forno por 20 minutos aproximadamente. Fazer o teste do palito. Renderam 14 bolinhos. 



Como aqui em casa somos só 2, eu congelei 10 bolinhos. Quando der vontade é só tirar do congelador e aguardar meia hora ou colocar no microondas por 20 segundos. Pronto!! Você tem um bolinho para matar aquela vontade de comer um docinho delicioso!!!!
Com uma xícara de chá é muito bom!!!!





O azedinho da framboesa combina divinamente com as amêndoas e o chocolate. Vale a pena!!!

2 comentários: